FISU AMERICA

A FISU America é a entidade que reúne e coordena os esforços das organizações esportivas universitárias de cada país do continente americano. Representa a região perante à Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).

O esporte universitário na América tem uma vasta experiência nos países e organizações regionais. Assim, em 2007, a Federação Internacional do Esporte Universitário levou à criação de uma instituição pan-americana, que reúne organizações regionais de esportes universitários no continente. Desta forma, os países que compõem as organizações norte-americanas, ODUCC (Organização Esportiva Universitária da América Central e Caribe) e COSUD (Confederação Esportiva Universitária da América do Sul), reuniram-se em Blumenau, no Brasil, em 11 de junho, para fundar a ODUPA – Organização Esportiva Universitária Pan-Americana. Na ocasião, foi eleito o presidente uruguaio, Julio Jakob.

Em 2015, em uma nova Assembleia eleitoral realizada em São Paulo, no Brasil, Alim Maluf Neto, do Brasil, foi eleito como o quarto presidente, momento em que também ocorreu a mudança de nome da organização, que passou a ser chamada de FISU America.

http://fisuamerica.com/

 

A CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

Fundada em 09 de agosto de 1939, por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

Sede de eventos internacionais

Desde 2006, a CBDU voltou a se reposicionar no cenário internacional, quando foi protagonista da retomada dos Jogos Universitários Sul-Americanos daquele ano, realizando a edição em Curitiba/PR. De lá para cá, a Confederação sediou mais duas edições dos Jogos Universitários Sul-Americanos, organizou o primeiro Pan-Americano de Basquete 3×3 e também voltou a sediar e organizar campeonatos internacionais da FISU:

– 1ᵃ edição do Mundial Universitário de Futsal feminino;

– 6ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Rugby Seven;

– 12ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Triathlon;

– 2ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3×3;

– 15ᵃ edição do Campeonato Mundial Universitário de Futsal.

Comitê Organizador – I FISU AMERICA GAMES

Presidente do Comitê Organizador:

Luciano Cabral

Diretor de Eventos:

Alessandro Battiste Gomes

Diretor Financeiro:

Marcelo Falcão

Diretor Administrativo:

Mario Ferro

Diretor de Marketing:

Lucas Romariz

Assessores Técnicos:
Luísa Xavier
Paulo Sivieri

E-mail:

Telefone:
+55 61 3447-1113

Endereço:
SGAN 905, MÓDULO E, Asa Norte
CEP: 70.790-054
Brasília – DF – Brazil

Web:
http://fisuamericagames.com/

http://www.cbdu.org.br

http://fisuamerica.com/

Facebook:

https://www.facebook.com/CBDU.brasil/

https://www.facebook.com/fisuamerica/

 

Translate